terça-feira, 8 de maio de 2012

Geografia : Estados Unidos + Indústrias Norte-americanas

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

imageOs Estados Unidos da América é o mais importante país no mundo, em termos culturas, sociais e econômicos. As suas empresas são tão grande e imponente que ditam o que os consumidores do mundo irão consumir, desde calçados, eletrônicos e os diversos setores alimentícios. Hoje aprenderemos um pouco do que faz o Estados Unidos ser um país tão importante, começaremos falando sobre a sua geografia e seu clima e depois entraremos no setor da economia.

· Clima nos Estados Unidos :

Os Estados Unidos, com sua grande extensão e variedade geográfica, inclui a maioria dos tipos de clima. A leste do meridiano 100 oeste, o clima varia de continental úmido no norte, a subtropical úmido no sul. A ponta sul da Flórida é tropical, assim como o Havaí. As Grandes Planícies a oeste do meridiano 100 são semiáridas. Grande parte das montanhas ocidentais são alpinas ( alpinas = alpes ). O clima é árido na Grande Bacia, desértico  no sudoeste, mediterrânico na costa da Califórnia e oceânico nas costas do Oregon e de Washington e sul do Alasca. A maior parte do Alasca é subártico ou polar.

imageimage

* Geografia dos Estados Unidos :

A geografia dos Estados Unidos da América ( EUA ) é extremamente diversificada, em parte, por causa da grande extensão territorial do país, que é o quarto maior do mundo. Os Estados Unidos compreendem grande parte da América do Norte, limitando a norte com o Canadá, a leste com o oceano Atlântico, a sul com o golfo do México e com o próprio México, e a oeste com o oceano Pacífico.

Em razão da sua extensão territorial, há uma variedade de paisagens no país, das quais podemos citar: floretas temperadas, pantanais, planícies, montanhas rochosas, desertos, florestas húmidas, regiões árticas e ilhas vulcânicas. O seu tamanho faz com que o país apresente uma grande variedade de climas, entre os principais: subtropical, polar, mediterrâneo e temperado. O subsolo do país abriga uma grande riqueza em minérios, como ouro, petróleo, carvão e urânio.

* Relevo :

Os Estados Unidos dispõem de três grandes faixas de relevo do leste para o oeste e são classicamente divididos segundo a Divisória Continental da América do Norte. A região oeste do país é formada por um relevo recente; no centro-oeste do país elevam-se as Montanhas Rochosas, com picos que ultrapassam os 4000 metros de altitude, enquanto que na costa noroeste do Alasca dominam as Montanhas Costeiras. Na costa da Califórnia a Cadeia Costeira do Pacífico é interrompida pelo estreito Golden Gate, que é o ponto de ligação do vale central da Califórnia com o mar.

O ponto mais alto dos Estados Unidos é o Monte McKinley, no Alasca. Fora do Alasca, o ponto mais elevado é o Monte Whitney, na Califórnia. Já a maior ilha do país é a Ilha Havaí, com 10 433 km².

image                      image

   Monte McKinley                        Ilha Havaí

image                           image

  Montanhas Rochosas                       Montanhas Costeiras

* Vegetação :

A paisagem dos Estados Unidos varia de região para região. O país possui grandes florestas temperadas na costa leste, e no noroeste, pantanais na Flórida, grandes planícies e o sistema fluvial do Mississippi-Missouri na região central, as Montanhas Rochosas a oeste das planícies, desertos e zonas costeiras a oeste das Montanhas Rochosas, e florestas húmidas temperadas no noroeste da costa do Pacífico. As regiões árticas ao norte do Alasca e as ilhas vulcânicas do Havaí aumentam ainda a diversidade geográfica e climática do país.

O mapa político dos Estados Unidos está dividido em três seções distintas : O Alasca, conectado em terra apenas com o Canadá, a leste; o Havaí, um arquipélago localizado no meio do Oceano Pacífico, e os Estados Unidos Continentais, que compreendem os 48 Estados localizados a sul do Canadá.

         image                                  image

* Hidrografia :

Alguns dos maiores rios e lagos do mundo estão nos Estados Unidos, cujas águas fluviais distribuem-se por duas grandes vertentes, a atlântica e a pacífica. No Pacífico desembocam dois extensos rios, o Colúmbia e o Colorado. Ambos fazem a maior parte de seu longo percurso em profundas e sinuosas gargantas, os cânions, que cortam montanhas e planaltos.

A vertente atlântica compreende três quartos do território americano. A configuração dos montes Apalaches faz com que os rios da face oriental sejam curtos e caudalosos, muitos deles navegáveis. Um canal artificial liga o rio Hudson aos grandes lagos (Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontario) que, unidos entre si e comunicando-se com o mar pelo estuário do rio São Lourenço, constitui a maior concentração de água doce da Terra. Também merecem menção o Grande Lago Salgado (Utah) e o Champlain, entre Nova York e Vermont.

A bacia Mississipi-Missouri, principal sistema hidrográfico do país, estende-se por vasta área - 3.221.000 km2 - entre os Apalaches a leste e as Rochosas a oeste. Os afluentes principais são, pela margem ocidental, o Arkansas e o Vermelho; pela margem oriental, o Tennessee e o Ohio.

O rio Grande do Norte ou Bravo nasce nas Rochosas e, durante a maior parte de seu percurso, constitui a fronteira natural entre o México e os Estados Unidos, até‚ desembocar no golfo do México.

A Baía de Massachusetts é uma das três grandes baías do Oceano Atlântico que dão ao Estado americano de Massachusetts seu formato distintivo.

* Economia dos Estados Unidos :

imageOs Estados Unidos têm uma economia capitalista, que é abastecida por recursos naturais abundantes, uma infraestrutura bem desenvolvida e pela alta produtividade. De acordo com o Fundo Monetário Internacional ( FMI ), o PIB ( Produto Interno Bruto ) dos Estados Unidos de 14,4 trilhões de dólares em 2010, que é aproximadamente três vezes maior do que a segunda maior economia do mundo, a da China, que é de US$ 5,8 trilhões (2010), que representa 24% do produto interno bruto mundial no mercado de câmbio e quase 21% do produto interno bruto mundial em paridade do poder de compra (PPC). O maior PIB nacional do mundo era cerca de 5% menor do que o PIB combinado da União Europeia em PPC, em 2008. O país ocupa a décima sétima posição no mundo em termos de PIB nominal per capita e a sexta posição em PIB per capita PPC ( Paridade do Poder de Compra ).

Os Estados Unidos são o maior importador e terceiro maior exportador de bens, embora as exportações per capita sejam relativamente baixas.

* Setor Primário

Agricultura :

A indústria agrícola norte americana é uma das maiores do mundo. As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais, que são quase suficientes para atender à demanda nacional. O excesso é exportado. Os Estados Unidos são um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de laranjas e limões do mundo, perdendo apenas para o Brasil. A Califórnia é também grande produtora de frutas cítricas. O país também imageé o maior produtor mundial de milho, soja, amendoim, trigo e algodão. O país também é o maior exportador dos produtos mencionados acima. Os Estados Unidos também cultivam cana de açúcar no sul do país. Já o nordeste do país é grande produtor de frutas tais como maçãs, morangos e uvas.

Pesca :

Os Estados Unidos produzem anualmente mais de cinco milhões de toneladas de peixes e outros animais e vegetais marinhos e fluviais. O valor estimado destes produtos é de 3,4 bilhões de dólares. A maior parte da pesca é realizada no Oceano Pacífico, embora a indústria da pesca também seja considerável no Golfo do México e no Oceano Atlântico. O Estado americano de Alasca é o maior produtor de peixes e outros animais e vegetais marinhos, onde a pesca é uma das principais fontes de renda. A indústria da pesca dos Estados Unidos é a quinta maior do mundo, atrás da China, Peru, Chile e Japão, em ordem decrescente de peso total dos produtos pescados. Apesar disso, a indústria da pesca possui, em geral, pouca importância para a economia do país, respondendo por 0,02% do PIB nacional. Cerca de 150 mil pessoas trabalham como pescadores regulares, isto é, fazem da pesca sua profissão.

Silvicultura :

Aproximadamente 30% do país é coberto por florestas. Graças à demanda nacional por produtos de madeira e derivados, a indústria de silvicultura dos Estados Unidos é uma das maiores do mundo. Um terço da madeira produzida no país vêm do noroeste americano, que é a maior região produtora de madeira dos Estados Unidos. Washington é o maior produtor de madeira no país.

Os Estados Unidos são o maior importador mundial de madeira do mundo.

* Setor Secundário

clip_image001A indústria de manufaturação dos Estados Unidos é a maior do mundo. As fábricas americanas produzem grandes quantidades tanto de produtos industriais - produtos que são usados por outras fábricas para a fabricação de outros produtos - e de produtos de consumo - produtos cujo destino final é o consumidor. O valor total dos produtos fabricados no país é de mais de 1,9 trilhão de dólares.

A indústria de manufaturação está concentrada nos estados da região central e da região nordeste dos Estados Unidos. Atualmente, o crescimento industrial está concentrado no sul do país - especialmente no sudoeste americano. A Califórnia é o estado americano que mais fabrica produtos manufaturados nos Estados Unidos - tanto em número de produto quanto ao valor econômico total destes produtos.

Os principais produtos fabricados nos Estados Unidos são computadores e softwares, produtos eletrônicos, equipamentos de transporte (aviões, veículos motorizados, trens e navios), produtos químicos (fertilizantes, remédios), alimentos, maquinário industrial, produtos de metal, produtos de plástico, siderurgia, material impresso, petróleo e derivados e móveis.

A região central dos Estados Unidos é uma grande produtora de ferro e aço, veículos motorizados e maquinário industrial. Detroit é a capital da indústria automobilística dos Estados Unidos. A indústria siderúrgica americana é a maior do mundo - embora em frente a forte concorrência da indústria siderúrgica de outros países tais como o Brasil, o Canadá e a África do Sul.

Atlanta, Dallas, Seattle e Wichita são grandes centros da indústria aeroespacial. A maioria das fábricas da Boeing - a maior empresa fabricadora de aviões em geral do mundo - localizam-se em Seattle.

Destaca-se em todo o seu parque industrial, a indústria de armamentos, exatamente pela demanda destes equipamentos ser proporcional ao tamanho de seu orçamento de defesa, o maior do mundo. São produtores de toda a espécie de armamentos, desde armas leves, veículos, aviões e navios de guerra.

* Setor Terciário

Turismo :

O turismo é uma das principais fontes de renda dos Estados Unidos. Estima-se que o número de turistas domésticos - isto é, turistas de um dado país que visitam outro lugar neste mesmo dado país - esteja em torno de 1,5 bilhão anualmente. Os Estados Unidos são o terceiro país mais visitado por turistas estrangeiros. Só perde para a Espanha e para a França. Cerca de 350 áreas nos Estados Unidos são parques nacionais ou sítios históricos. Estes sítios são administrados pela National Park Service. Estes parques e sítios atenderam a cerca de 287 milhões de turistas - domésticos ou estrangeiros. Alguns pólos turísticos americanos incluem Nova Iorque, Los Angeles, Miami, Orlando, San Francisco, Honolulu, Filadélfia e Chicago.

Finanças :

Os Estados Unidos são o maior pólo financeiro do mundo. Existem cerca de 800 mil instituições financeiras. Aqui, estão incluídas bancos, seguradoras e imobiliárias. O setor financeiro emprega mais de 13 milhões de pessoas nos Estados Unidos - 7,8% da força de trabalho nacional - e é responsável por cerca de 19% do PIB nacional.

Existem cerca de 10 250 empresas financeiras nos Estados Unidos, mais 1,7 mil empresas de poupança e empréstimo, que são direcionadas primariamente para o financiamento da aquisição da casa própria.

Transportes e telecomunicações :

Os Estados Unidos possuem uma extensiva malha rodoviária, ferroviária e hidroviária. De fato, a quilometragem destas malhas são as maiores do mundo em suas respectivas categoria. Existem cerca de 75 mil quilômetros de rodovias e vias expressas de alta capacidade. Para cada 100 habitantes, existem cerca de 75 carros. Enquanto isto, caminhões transportam cerca de um quarto de toda a carga transportada no país.

Trens transportam cerca de 35% de toda a carga transportada no país, enquanto respondem por apenas 1% dos passageiros movimentados. O contrário acontece com as linhas aéreas americanas, que transportam 18% dos passageiros mas menos de 1% da carga no país.

O porto mais movimentado do país por número de navios atendidos é o de New Orleans, enquanto o porto mais movimentado segundo tonelagem de carga é o de Los Angeles.

São publicadas diariamente no Estados Unidos cerca de 60 milhões de jornais. No país, são publicados milhares de jornais diários ou semanais. Existem também no país milhares de estações de rádio e televisão. Praticamente toda residência americana possui um rádio, e a grande maioria possui uma televisão.

Eletricidade :

O Estados Unidos são o maior produtor e consumidor de energia elétrica do mundo. O país consume cerca de um quarto de toda a energia elétrica produzida anualmente no mundo inteiro - apesar de concentrar apenas 5% da população mundial. O consumo de energia elétrica per capita do Estados Unidos é a segunda mais alta do mundo, atrás somente do Canadá. Outras fontes de energia são usinas hidrelétricas, que geram 20% da eletricidade produzida no país, e usinas nucleares, que geram 9% da eletricidade produzida no país. Apesar de ser a maior produtora de eletricidade do mundo, tendo gerado mais de 3,839 trilhões de quilowatts em 2002, a produção de eletricidade doméstica não é suficiente para atender à grande demanda nacional, de mais de quatro trilhões de quilowatts. Os Estados Unidos importa o restante da eletricidade necessária do Canadá.

                                                          ---------------

imageApesar de toda a economia imponente que os Estados Unidos possui, não foi possível que em 2008 ocorre-se no país a crise econômica ou Grande Recessão, sendo que o principal estopim para esta crise foi a falência do tradicional banco de investimento estadunidense Lehman Brothers, fundado em 1850.

As Principais Industrias dos Estados Unidos são o petróleo, o aço, a automobilística, a aeroespacial, a telecomunicações, os eletrônicos, os processamento de alimentos, os bens de consumo, a madeira, a mineração e a defesa.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Top Comentaristas :

Top Comentaristas by SemNome

+ Comentados :

  ©Ache de Tudo - Web Maníacos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo