terça-feira, 8 de maio de 2012

Geografia : Clima Temperado

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

image  Hoje nós começaremos um artigo um pouco diferente no blog, nós queremos auxiliar os nossos leitores na hora de fazer trabalhos escolares ou consulta de dados geográficos e por isso disponibilizaremos aqui alguns artigos sobre geografia, que foram muito bem redigidos por nós. Desfrutem de todo o conhecimento que puderem obter!

                                        * Clima Temperado :

image

O clima temperado caracteriza regiões cuja temperatura varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10 °C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18 °C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. A humidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.

Características do Clima Temperado :

- Nas áreas de clima temperado, os verões costumam ser moderados e os invernos frios;

- O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) varia entre 1.500 mm e 2.000 mm (média anual);

- Na época do inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 80%. Já no verão ela aumenta para cerca de 90%.

- No período do inverno, a média de temperatura fica em torno de -2°C. No verão, a média sob para 15°C.

- O clima temperado pode ser subdivido, de acordo com a região em que atua. Desta forma temos :

Temperado Mediterrânico :

Este clima caracteriza regiões situadas entre as latitudes de 30º e 40º. O clima mediterrânico é o único onde a estação fria está associada à estação das chuvas. Os Invernos são caracterizados por temperaturas amenas, devido às correntes marítimas quentes. É no inverno que se consegue observar algum índice de precipitação, sendo que no verão a precipitação é quase nula. Os Verões são quentes e secos, devido aos centros barométricos de alta pressão. Nas áreas costeiras os verões são mais frescos devido às correntes frias do oceano.

Ex : Roma, Itália

Madri, Espanha

Subtropical Úmido :

Tal clima usualmente acontece no interior de continentes ou nos litorais a leste de tais continentes, entre latitudes de 23°e 35°. Ao contrário de climas mediterrâneos, uma zona com um clima subtropical possui verões úmidos dado massas tropicais instáveis. No leste asiático, os invernos podem ser secos e mais frios que em outros lugares com latitudes similares, dado à alta pressão atmosférica da Sibéria, e verões úmidos devido à influência das monções.

Ex : Curitiba, Brasil ( verão mais úmido que o inverno)

Porto Alegre, Brasil ( inverno mais úmido que o verão)

Temperado Marítimo :

Os climas temperados marítimos situam-se entre as latitudes de 45º e 55º. Estão normalmente, ao lado dos climas mediterrânicos. No entanto na Austrália encontra-se ao lado do subtropical húmido, e a uma latitude mais baixa. Estes climas são dominantes ao longo do ano. Os Verões são frescos e nublados. Os invernos são frios, porém amenos comparados aos de outros climas, a uma latitude semelhante.

Ex : Ponta Delgada, Açores (Verão mais seco que o Inverno)

Limoges, França (Precipitação uniforme ao longo do ano)

Temperado Subártico :

Tal clima acontece mais perto dos polos que os climas temperados marítimos e está limitado ou a estreitos litorais da parte ocidental dos continentes, ou em ilhas de tais litorais, especialmente no Hemisfério Norte, .

Ex : Punta Arenas, Chile (precipitação uniforme ao longo do ano)

Monte Dinero, Argentina (verão mais úmido que o inverno)

Temperado Continental :

Este clima é próprio das regiões do interior dos continentes em latitudes superiores a 45º. Caracteriza-se por uma relativa escassez de chuvas, sobretudo no inverno, devido à distância que as separa das áreas de influencia marítima, e por uma notável amplitude térmica estacional, com as temperaturas de verão bastante altas que contrastam fortemente com os invernos, muito frios. A temperatura média anual é inferior a 10 °C.

Ex : Moscou, Rússia

Chicago, Estados Unidos

Espero que tenham gostado deste artigo sobre o clima temperado, logo amis disponibilizaremos outros artigos como esse.

                                              I’m back!

                                            “Estamos voltando!”

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Top Comentaristas :

Top Comentaristas by SemNome

+ Comentados :

  ©Ache de Tudo - Web Maníacos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo