quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A História da Red Bull

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imageA Red Bull é uma bebida energética sem álcool que se tornou um sucesso em mais de 140 países devido, em grande parte, a uma ótima campanha de marketing, uma excelente distribuição e um bom projeto de design em sua embalagem.

A história da Red Bull se inicia em 1984, quando o empresário austríaco Dietrich Mateschitz fez uma viagem de negócios à Tailândia. Ao chegar a esse país asiático, Mateschitz começou a sofrer de Jet Leg, um distúrbio físico causado pela diferença de fuso horário após uma longa viagem de avião. Então, casualmente, descobriu uma bebida chamada Krating Daeng, o Krating Daeng era uma espécie de “bebida tônica” que continha altas doses de cafeína e uma substância estimulante chamada taurina. A bebida não só curou seu Jet Leg como fez Mateschitz reparar que a mesma fazia um grande sucesso local.

Ao perceber o potencial do produto, Mateschitz decidiu levar amostras da imagebebida para a Áustria e iniciar sua fabricação em uma grande escala industrial. Surgia assim a bebida energética Red Bull e uma nova faceta de Dietrich Mateschitz, a de empresário. Devido às altas doses de cafeína que há na fórmula e o receio de efeitos colaterais no organismo, a autorização para a fabricação foi obtida somente três anos depois, mas a espera foi recompensada.

Em si, o energético Red Bull foi criado no ano de 1984, pois foi quando se iniciou a pesquisa de sabor, mas só em 1987 que começou a sua comercialização, por causa que só neste ano Dietrich Mateschitz conseguiu enfim legaliza-la. Uma lata de 250 ml de Red Bull contém 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A receptividade por parte dos consumidores foi um sucesso progressivo. O sucesso foi progressivo e contagiante a ponto de, atualmente, a Red Bull ser comercializada em mais de 140 países. E anualmente, o faturamento da empresa ascende aos 21 bilhões de euros, com a venda de mais de 3 bilhões de latas. Além da novidade da bebida em si – com um sabor inusitado -, Mateschitz, aproveitando sua experiência e conhecimentos em marketing, criou uma nova estratégia a ponto de afirmar que “O marketing é a nossa principal matéria-prima, sem esquecer o produto, que é a pré-condição”. Faz parte dessa estratégia de marketing a famosa latinha da Red Bull, cujo design inovador atraiu os consumidores.

Seu rótulo com as cores azul e prata é conhecido em todo o mundo. Devido à sua vasta experiência na área de marketing e aos estudosimage realizados no World Trade Institute, Mateschitz conseguiu tornar realidade o seu sonho de conquistar a Europa e os EUA. "O poder da publicidade é muito mais forte do que as promoções a longo prazo", afirma. A Red Bull reserva cerca de 35% de seu faturamento para investimentos em marketing, o qual se caracteriza por ser muito inovador, criativo e agressivo.           A marca do logotipo do touro vermelho, surgiu com o posicionamento "Red Bull revitaliza o corpo e a mente" e o famoso slogan "Red Bull te dá asaaaas"!. Os jovens e o esporte foram os símbolos eleitos pela marca para caracterizar a sua imagem e veiculá-la em campanhas de marketing. Como nesses dois grandes universos se encontram perfis diferentes de consumidores, os assessores de marketing de Mateschitz sugeriram-lhe concentrar-se nos esportes radicais e nos jovens que se identificam com riscos e desafios. A ideia demonstrou ser uma combinação perfeita, a marca transmite um estilo de vida. A red bull é uma bebida muito cara, quando seu preço é comparado ao de refrigerantes gaseificados comuns ou mesmo quando comparado com os preços de outras bebidas energéticas.

Mateschitz concebeu o produto com a ideia de que sua embalagem o diferenciaria de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.

imageA fórmula do energético Red Bull não é protegida por patentes ou royalties. Apesar disso ou devido a isso (há quem diga que faz parte de sua estratégia de marketing), a companhia não se vê ameaçada pela concorrência – que inclui a poderosa Coca-Cola - que lançou produtos similares, mas nenhum deles foi até agora capaz de derrubar o reinado da empresa austríaca.

Porém, a Red Bull não seria a Red Bull se não fossem pelos esportes. A empresa patrocina centenas de eventos de esportes e atletas do planeta inteiro. Por um lado isso faz parte do marketing da empresa para com os jovens, mas também é uma influência direta de Dietrich Mateschitz, um entusiasta das atividades esportivas, principalmente aquelas que envolvem altas doses de adrenalina. Os esportes patrocinados pela Red Bull vão dos tradicionais futebol, basquetebol, automobilismo, como a Fórmula 1, a Stock Car, o WRC (World Rally Championship ) e a Nascar, motociclismo, como a MotoGP, Air race, uma espécie de corrida aérea com a participação dos pilotos mais hábeis do mundo, hóquei no gelo (esporte popular na Áustria)  até os mais inusitados como o Speedride, uma mistura de paraquedismo com esqui na neve e o Soapbox, que no Brasil é chamado de carrinho de rolimã.

Atualmente, a Red Bull é uma verdadeira marca global. É inclusive objeto de estudos acadêmicos, mas, segundo o que diz em seu site oficial brasileiro, “Embora tudo isso seja bem interessante, a Red Bull não se envolve nesse tipo de especulação. O que conta é o que o consumidor pensa de Red Bull quando segura uma lata nas mãos”.

Entenda o que é a Taurina :

É um aminoácido presente em alimentos de origem animal e é também produzida pelo homem. É usada nos energéticos por seu efeito desintoxicador, facilitando a excreção de substâncias pelo fígado que não são mais importantes ao corpo. Outro atributo relacionado a este aminoácido é de poder intensificar os efeitos da insulina, tendo sido responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos, podendo auxiliar o anabolismo.

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