quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A Historia da General Motors ( GM )

Siga este blog no Twitter e fique por dentro das novidades!

imageA General Motors Corporation, também conhecida apenas pela sigla GM, é a segunda maior montadora automobilística do mundo, atrás apenas da montadora de carros japonesa Toyota e também uma multinacional com sede em Detroit, nos Estados Unidos, cuja principal área de negócios é a produção de automóveis.

A montadora de automóveis norte-americana foi fundada em 1908 sendo na altura a empresa proprietária da Buick. No ano seguinte a GM adquiriu as marcas Cadillac, Oldsmobile, Pontiac e a Chevrolet, totalizando mais de 30 empresas até 1930. Em 1923, Alfred Sloan Jr assumiu a presidência do grupo, na altura responsável pela comercialização de 10% no mercado americano. Quando saiu, em 1956 a GM era já a maior montadora de automóveis do mundo.

Em 16 de setembro de 1908 a General Motors Company ( GM ) é fundada por William Durant, incorporando a Buick e depois a Cadillac; em 1909 a GM vende 25 mil carros e picapes e compra a Cadillac; em 1910 o Grupo GM cresce, assim como as vendas, mas a dívida sobe e Durant é derrubado.

Em 1911 a ignição elétrica estreia num Cadillac modelo 1912; em 1915 a GM integra General Motors Corp. Durant cria a Chevrolet e reassume controle da GM; em 1917 a GM direciona a produção de picapes e veículos pesados para o esforço de guerra; financeira GMAC (General Motors Acceptance Corporation, organização que presta serviços financeiros às várias divisões da GM no mundo ) é criada. Em 1920, o então presidente William Durant deixa a GM; grupo segmenta seus produtos em cinco marcas (Buick, Chevrolet, Pontiac, Oldsmobile e Cadillac) com públicos-alvo diferentes. Em 1921 a GM detém 12% do mercado automotivo dos Estados Unidos; em 1923, Alfred P. Sloan vira presidente da empresa; no ano de 1925 a GM começa a operar no Brasil, onde estabelece a marca Chevrolet; entra também na Argentina, Alemanha e França, e compra a britânica Vauxhall; em 1929 a GM compra a alemã Adam Opel AG.

Em 1937 aconteceu várias greves violentas dos horistas da GM em Flint, cidade natal da companhia, consolidam poder sindical do United Auto Workers (UAW).

Chevrolet CorvairNo ano de 1941 a fatia de mercado da GM nos EUA sobe a 41%; Cadillacs estreiam ar-condicionado; no ano de 1942 a produção de veículos civis é parada para dar lugar ao esforço de guerra; em 1945 vários trabalhadores fazem greve de 113 dias; no ano 1948 os primeiros motores V8 são introduzidos em Oldsmobiles e Cadillacs; em 1949 a GM compra a empresa de bondes de Los Angeles e passa a ser acusada de sistematicamente, desde os anos 1920, adquirir empresas do setor em várias cidades, para desmontá-las e aumentar o uso de ônibus -- a GM foi condenada uma vez, em Los Angeles.

No ano de 1954 a participação de mercado da GM nos EUA chega a 54%, e companhia chega ao carro nº 50 milhões; em 1956 o Sloan se aposenta; em 1959 a GM lança o Chevrolet Corvair, modelo menor que enfrentaria os compactos europeus; o carro é alvo de críticas quanto à segurança, o que provoca audiências sobre essa questão no Congresso dos EUA.

Em 1964 foi lançado o primeiro Malibu; em 1966 foi criado os muscle cars Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird são lançados para enfrentar o Ford Mustang; no ano de 1967 a GM chega a seu carro de número 100 milhões; em 1969 a Nave Apolo 11 chega à Lua com um sistema de navegação da GM e o veículo lunar da Apolo 15 é feito pela companhia.

imageNo início da década de 70, a GM lançou um ambicioso programa tendo em vista a remodelação de todos os seus produtos para que se tornassem mais econômicos. Assim os carros passaram a ser mais leves e menores embora sem prejudicar o conforto. Em 1979 a GM fecha a década com mais de 618 mil empregados nos EUA, e cerca de 853 mil em todo o mundo; são registrados tropeços, como a crise do petróleo, o avanço das marcas japonesas e uma queda nas vendas; em 1980 Roger Smith vira presidente da GM, num ano em que a companhia perde US$ 750 milhões com a queda nas vendas de carros e picapes. Em 1983 a GM firma com a Toyota joint-venture para construir carros na Califórnia, ao mesmo tempo que anuncia a criação da Saturn para enfrentar os orientais; GM fatura US$ 3,7 bilhões; no ano de 1984 a GM adquire empresas fora do setor automotivo e amplia seus lucros; Saturn é fundada; e a GM associou-se à Toyota para produzir um pequeno carro, o Chevrolet Nova, que foi lançado no mercado em 1985. Foi uma aliança até então inédita entre firmas americanas e japonesas. Em 1986 a Companhia anuncia plano de fechar 11 fábricas, mas atinge pico de 877 mil empregados; acordo com o UAW só permite fechamento de fábricas se vendas de seus produtos caírem. Em 1989 a GM atende a regras federais e equipa cerca de 15% de seus carros com airbags para motorista, culpando o equipamento por aumento de preços; em 1990 Roger Smith é substituído por Robert Stempel; lançada a marca Saturn; lucros desabam para US$ 102 milhões; surge o carro elétrico Impact, que deu origem ao EV1, descontinuado em 2003 -- medida que gerou duras críticas à companhia pelo suposto desprezo ao meio-ambiente.

imageEm 1991 a GM sofre perda recorde de US$ 4,45 bilhões e anuncia fechamento de fábricas e cortes de empregos; em 1992 a Stempel perde poder e depois renuncia, substituído por Jack Smith; em 1996 são criadas empresas não-automotivas são separadas do grupo; em 1998 aconteceu uma greve em duas fábricas de Michigan que paralisam a produção em todo o país; 1999 a GM compra a marca Hummer; em 2000 Rick Wagoner, que presidiu a GM do Brasil, assume a chefia global do grupo.

Em 2002 a GM gasta US$ 252 milhões por participação de 42% na falida Daewoo; no ano de 2003 a GM desfaz-se de negócios na área de defesa e eletrônicos, e encerra produção da Oldsmobile; em 2006 começam demissões e aposentadorias voluntárias; aliança com grupo Renault-Nissan é rejeitada; em 2007 a GM perde US$ 38,7 bilhões, um recorde da indústria; participação no mercado cai a 23,7%; no ano de 2008 a alta no preço da gasolina e queda nas vendas de veículos de grande porte afetam negócios automotivos e atingem fortemente a GM; Hummer, que fabrica utilitários beberrões, é posta à venda; crise financeira global, em outubro, piora situação do setor automotivo; em dezembro, GM afirma precisar de US$ 18 bilhões para se manter operante, e recebe Chevrolet NovaUS$ 13,4 bilhões do governo dos EUA; em 2009 o novo presidente dos EUA, Barack Obama, exige um plano de reestruturação da GM; no dia 29 de março, Wagoner cai do poder na GM por ordem de Obama, e é substituído por Fritz Henderson; GM tem prazo até junho para mostrar-se viável, com ou sem concordata; hoje, 1º de junho de 2009, a GM pede concordata.

A empresa foi líder de vendas por 77 anos consecutivos - de 1931 a 2007. Fabrica carros e caminhões em 34 países. Vende veículos em cerca de 140 países. Em 2008, 8,35 milhões unidades foram vendidas em todo o mundo, sob as suas diversas marcas. Todo este grupo faz da GM a segunda maior montadora de automóveis do mundo, empregando 252.000 trabalhadores. General Motors do Brasil completa, no próximo dia 26 de janeiro, 85 anos de atividades no País com registros de recordes, planos contínuos de expansão e lançamento de novos veículos. A empresa fechou o ano de 2009 registrando um novo recorde de vendas no mercado interno, bem próximo ao patamar de 600 mil veículos. Foram, precisamente, 595.536 unidades vendidas e emplacadas no mercado brasileiro total, com uma participação de 19,0%. Portanto, a marca Chevrolet superou em 46.596 unidades o recorde anterior, de 2008, que foi de 548.943 unidades. Este foi o melhor resultado da GM no País que, no próximo dia 26 deste mês de janeiro, completará 85 anos de atividades no Brasil. A marca assinalada consolida ainda mais a força da subsidiária brasileira, terceira maior operação da GM no mundo depois dos Estados Unidos e China.

A Chevrolet também registrou, em dezembro de 2009, o melhor mês de dezembro de sua história, com 53.742 unidades, superando em 4.511 unidades o recorde anterior, de dezembro de 2007, que foi de 49.231 veículos. Considerando apenas os segmentos em que a Chevrolet atua, ou sejam, veículos de passageiros e comerciais leves, sua participação chegou a 20%.

Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, comemora os resultados destacando que a subsidiária brasileira, além de ser um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura, também tem obtido lucratividade nos últimos anos e mantido inalterado seu cronograma de investimentos no País.

"Além da lucratividade da empresa no Brasil também buscamos dar sequência, sem alteração, ao nosso cronograma de investimentos no País. 2009 foi o ano da superação, em que cada colaborador da GM participou decisivamente dos esforços para vencer as adversidades de um mercado impactado pela crise global e soube usar a criatividade para reinventar a companhia", destaca Jaime Ardila.

Renaissance Center, atualmente o maior arranha-céus de Detroit, é a sede mundial da GM.José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, lembra que em relação à marca Chevrolet no mundo, o mercado brasileiro é o segundo maior em tamanho, só ficando atrás do mercado norte-americano. Para ele, "a GM não só manteve todos os seus projetos, mas também foi a primeira empresa do setor a anunciar um grande investimento de expansão no auge da crise. Os R$ 2 bilhões anunciados em julho de 2009 para a expansão da fábrica de Gravataí e desenvolvimento de uma nova família de veículos, foram parte de um plano de investimento de R$ 5 bilhões, que serão aplicados no Brasil até 2012. Esta é uma prova inequívoca do compromisso da GM com o País”.

Fundada em 26 de janeiro de 1925, quando montava veículos importados em galpões alugados no Bairro do Ipiranga, na capital paulista, a GM do Brasil chega aos 85 anos de atividades no País no próximo dia 26, na condição de a empresa da indústria automobilística que tem a tradição de oferecer ao mercado brasileiro os veículos com a mais avançada tecnologia, além de serem modernos, seguros e confortáveis.

Além das fábricas a GM também tem um Complexo Industrial em Mogi das Cruzes (SP), onde produz componentes estampados e peças, um Centro de Distribuição de Peças em Sorocaba (SP) e o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) em Indaiatuba (SP), que é o mais moderno e completo da América Latina e um dos mais avançados do mundo. Em todas as suas atividades no país a GM emprega um efetivo em torno de 21 mil funcionários.

O lucro da General Motors é de U$$10 Bilhões de Dólares anuais.

Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos por email.
Comentários
1 Comentários

Top Comentaristas :

Top Comentaristas by SemNome

+ Comentados :

  ©Ache de Tudo - Web Maníacos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo